sexta-feira, 10 de agosto de 2012

O baile particular

Quando me pergunto por que passei tanto tempo sem publicar os textos também não me convenço. Revivo cada cenário, analiso, volto ao início, remonto e tendo a crer que não consegui manter a disciplina, elemento chave para quem pretende fazer dessa brincadeira um exercício diário.



Ao comentar com um amigo sobre o assunto, ele carinhosamente me redimiu, elegendo um culpado: o Jaque.



"Já que você não estava fazendo nada, teve que ajudar... a resolver as coisas."



De fato, eu me ocupei de inúmeras tarefas e alguns trabalhos nos últimos meses. No entanto, Jaque não passou de um corajoso bode expiatório. 


Onde estão esses textos? Num caderno, caligrafados em garranchos registrados somente nas alvoradas, para evitar que alguém me oferecesse um a fazer real. 

Quanto ao conteúdo, é aconselhável admitir que mesmo sóbria, decifrá-los pode originar uma nova profissão. 



"A que você se dedica?"



"A decifrar garranchos."



"Trabalho para poucos. Sobra tempo para alguma outra atividade?"



"Resolvo coisas... mas é só uma fase, ou melhor, um bico." 

Fantasias e anedotas à parte... o que me distanciou da disciplina de escritura foi uma enxurrada de pensamentos derrotistas involuntários. Descartes que me perdoe... mas "penso, logo existo" é o bugalho; "penso logo adoeço" estava mais próximo da realidade elaborada naqueles dias de sertão clandestino. 

Após essas supostas férias que tive de mim para me dedicar aos outros, pretendo desenferrujar a munheca; e conto com a sua ajuda. Você poderá ser um dos meus personagens. Imagine: você, um dia herói, ou um business man de sucesso, ou aventureiro, ou organizador de um bingo dançante; e no outro,  um louco, ou um maníaco? 

Por isso, posicione a coluna de forma elegante,  coloque os melhores óculos para visualizar a discreta beleza do dia e a dançar com os nossos fantasmas e personagens, porque fomos convidados ao baile das palavras, que podem  tonar-se árvores, bichos, pessoas dos mais variados guetos, e até o infinito de todas as coisas. 

E a quem interessar possa, o nosso baile será boca livre; e os amigos são bem-vindos também, pois "Escrever é desvendar o mundo." (Simone de Beauvoir) 


5 comentários:

  1. Poxa Silvia, você andou sumida menina! Gosto muito do modo como você escreve e o que escreve. Espero ver mais textos seus por aqui pois li quase todos do blog e ainda acho que você deveria tentar novamente escrever um livro. Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Mallu,

    Obrigada por ler e comentar! Também tenho lido o seu blog sobre as aventuras germânicas e sempre me divirto com a sua sinceridade! Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oba! Adoro seu boca livre, sempre saio feliz dele. Bienvenue!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. E aquele seu texto a busca? Quase não me recupero...

    Obrigada por aparecer por aqui.

    Bisous,

    ResponderExcluir