domingo, 26 de junho de 2011

6 Dicas para blogueiros iniciantes (que estão começando do zero)

Algumas pessoas quando começam a “blogar” não compreendem por que o respectivo blog não consta na pesquisa google, ou por que poucas pessoas acessam aquele blog. Seguem algumas iniciativas que podem aumentar as chances do seu blog aparecer nas pesquisas virtuais:

1) Links
Ao escrever um post, insira links em palavras-chaves. Por exemplo: se você estiver falando sobre ecologia, você pode inserir um link dentro da palavra ecologia, para que aumente a possibilidade de seu post ser lido quando alguém pesquisar o assunto.

2) SEO friendly
As siglas SEO significam search engine optimization que, em termos bem resumidos, é uma ferramenta utilizada pelos sites de busca para “puxar” os sites no momento da pesquisa. Usar uma palavra SEO friendly pode ajudar o seu blog a ser exibido na frente de outros que não contenham palavras afins.

Por exemplo: nos sites de língua inglesa, nos artigos de dicas, usa-se bastante o termo “how to”, pois é uma expressão com apelo de pesquisa. Em português, as palavras como fazer, dicas, motivos, razões, dentre outras, têm o mesmo fim.

Essa ferramenta pode ser utilizada para selecionar os sites/blogs que você quer acompanhar. As atualizações dos sites/blogs ficam armazendas até que você leia.

4) Estatística
Caso você não tenha um “medidor de estatísticas” no seu blog, você pode usar o google analytics para medir a estatística de acesso e avaliar que posts fazem mais sucesso com os seus leitores.

5) Mídia Social
O uso das mídias social como facebook e twitter, dentre outros, têm o poder de aumentar sensivelmente a divulgação do seu blog. Divulgue os seus posts na sua rede social.

6) Links desnecessários, palavras SEO, que não têm a ver com o seu post, e quaisquer outros excessos prejudicam a espontaneidade do blog, fazendo com que as pessoas não retornem. É bom evitar.

Observação importante: NÃO clique em links desconhecidos, quando o seu blog começar a ser acessado, pois tratam-se, em geral, de vírus, ou sites que querem atrair tráfego de internet. Se tiver curiosidade busque o link que acessou o seu blog no google e leia o que dizem sobre tal site/link. 

Existem outras formas, sem dúvidas. Por isso, se quiser compartilhar alguma, pode comentar, ou enviar um e-mail para sertaolivre73@gmail.com .


2 comentários:

  1. Silvie, como você aprendeu tudo isso???

    ResponderExcluir
  2. Livinha, fiz um curso de travel writing (matador new media school: www.matadoru.com) e leio blogs frequentemente sobre o assunto. Acho que você vai gostar do post 13 dicas para refinar a pesquisa virtual. É impressionante como nos limitamos na internet, pela nossa pressa. Beijos.

    ResponderExcluir